No ano de 2012 minha família decidiu comemorar o Dia de Ação de Graças. Essa celebração, que já está no calendário brasileiro desde 1966, acontece na quarta quinta-feira de novembro.

 

Desde então, virou uma tradição familiar aqui em casa. Nós convidamos outra família para que participe conosco É uma ótima oportunidade de consolidar valores, eternizando esse momento para as próximas gerações e transformando esta data num grande evento! Muitas pessoas já são gratas naturalmente. Outras, precisam que o coração seja treinado. Agradecer a Deus pelas bênçãos do ano, pela “colheita”!

O mais importante, porém, é pensar como um tempo de refletir, reconhecer e agradecer por TODAS as situações que possa nos ter acontecido, e ser grato a algo que a vida nos dá, sendo bom ou ruim.

“Deem graças por todas as coisas.” — 1 Tessalonicenses 5:18.

 

Seguem algumas dicas para a sua celebração.

Convide a família e/ou amigos que celebrarão com vocês. Definam se será almoço, jantar, lanche da tarde, piquenique… Determinem o local e o cardápio. Vocês podem fazer qualquer coisa que quiserem, mas é legal também provar alimentos diferentes do que somos acostumados. Podem até mesmo pesquisar as receitas tradicionais do Thanksgiving americano! Dividam as responsabilidades.

A programação:

  • Receber os convidados
  • Agradecer a Deus pelos alimentos antes de comer
  • Refeição
  • Cantem louvores a Deus e façam orações para agradecer! : Separe algumas músicas com as palavras: ‘gratidão – agradecer – obrigado – alegria’
  • Dinâmicas para diversão e reflexão

1)   Dinâmica “A lata da benção”
Coloque um rótulo em uma lata escrito: Agradeço por… e enfeite-a! Todos devem escrever em pedacinhos de papel, motivos de agradecimentos e assinar o nome. Depois, coloque uma música, vá passando a lata, e cada um deve tirar um papel e ler em voz alta.

 

2)    Dinâmica do versículo embaralhado
Imprima dois versículos bíblicos com o tema GRATIDÃO. Recorte cada palavra dos versículos, e coloque as palavras recortadas em duas caixinhas. Divida os participantes em dois grupos, e dê uma caixa para cada. Quem organizar corretamente o versículo primeiro, vence.

 

3)   Música

Escolha uma música  que se encaixe no tema da noite (sugestão: TE AGRADEÇO – Preto no Branco). Digite-a e retire algumas palavras da música. Imprima para todos e distribua. Todos devem ouvir e completar com as palavras que faltam e cantem juntos.

 

4)   A bola

Com fita adesiva, previamente, cubra toda uma superfície de uma bola ou bexiga, palavras escritas em tirinhas de papel, tais como: família, corpo, trabalho, escola, país, etc. escolha alguém para controlar o som e coloque uma música. Todos devem ficar em círculo para jogar a bola um para o outro.  Quando o DJ parar a música, a pessoa que estiver com a bola na mão deverá retirar uma palavra da bola e dizer 2 motivos de gratidão pelo que escolheu.

 

5)   Amigo secreto relâmpago
Com antecedência, prepare folhas, canetas e lápis de cor. No próprio dia da comemoração, escreva o nome de todos os participantes em papeizinhos. Misture e sorteie. O nome que cada um sorteou, deverá fazer um cartão e escrever 5 adjetivos e qualidades para quem tirou. Isso aquece o coração!

 

 

 

 

6)   Bingo da gratidão

Previamente, prepare cartelas de bingo com palavras de GRATIDÃO. E podem começar a se divertir! Pode até comprar um prêmio para o vencedor!

 

7)    Descubra a mensagem secreta!

Sabe quando a gente estipula um número para cada letra do alfabeto? Ex: A-1 B-2 C-3 D-4 e assim por diante. Pois então, escreva uma frase sobre o tema da noite com números e peçam para adivinhar a mensagem secreta!

 

8)   A árvore da gratidão.

Desenhe somente o tronco e os galhos de uma árvore Não desenhe as folhas! Prepare o molde de folhas e recorte. No dia, escrevam palavras de gratidão e montem coletivamente uma árvore com colagem.

 

9)   Qual é a música?

Que tal escolher dez palavras positivas, colocar num saquinho, e quem tirar deve cantar uma música que contenha essa palavra! Solte a sua voz!!

 

10)               Vocês também podem jogar jogos de tabuleiro, fazer karaokê, brincar de mímica, teatro Stop, trava-línguas, e muitas coisas divertidas!

 

  • Encerramento.

 

E aí, se animou para celebrar o Dia de Ação de Graças  também?

Que tal incluir essa celebração na sua rotina?

 

“Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade”! Salmos 92:1-2

Ana Karina Paganini

 

#familiapaganini  #dianacionaldeacaodegracas #uniao #familiareunida #diadeacaodegracas #familia #amigos #amizade #Deus #acaodegracas #acoesdegracas #obrigadosenhor #agradecer #bencaos #obrigada #obrigado

#gratidao #sougrata #thanksgiving #family #friends #love #instagood #happythanksgivingday #celebrate #thankful #blessed #diadeaçãodegraças #thanksgivingday

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário