Uma viagem começa muito antes do dia de embarque. Começa quando viajamos na viagem! Vamos pensar no processo de execução para decolar em busca do destino almejado.

🌍6 MESES ANTES

1) Definir o destino: seja por desejo de conhecer o lugar ou por necessidade de visitar alguém, ou por causa de estudo/trabalho.

2) Pesquisar o local a ser visitado: moeda, língua, população, pontos turísticos, clima, etc. Gosto de criar uma cartilha com todas as informações para que meus companheiros de viagem aprendam juntos.

3) Definir a data.

4) Viabilizar o meio de transporte para chegar ao destino (bilhetes aéreos, ferroviários, terrestre ou aquáticos).

5) Escolher o local de estadia (hotel, pousada, airbnb…).

6) Criar um roteiro bem detalhado dia-a-dia para visitar as atrações escolhidas. E se achar viável, contratar um guia local para fazer uma parte do roteiro. Comprar e/ou reservar os tíquetes das atrações escolhidas (shows, museus, dentre outros).

7) Conferir a data de validade do passaporte e dos vistos. E da CNH para dirigir no exterior. Talvez, haja necessidade de um seguro especial ou autorização especial para trafegar fora do país.

8) Tomar as vacinas necessárias e constatar se o certificado de vacinação internacional (CVI) da Anvisa para febre amarela está OK .

🌍30 DIAS ANTES…

9) Fazer o câmbio da moeda do país a ser visitado.

10) Comprar o chip internacional para o celular. Para saber como clique aqui.

11) Consultar com o médico da sua confiança para solicitar as receitas da medicação preventiva da viagem! E lembrar de conferir toda a sua farmacinha de medicamentos para a viagem.

12) Contratar seu seguro viagem. Para contratar seu seguro viagem clique aqui.

🌍15 DIAS ANTES…

13)Desbloquear o cartão de crédito para compra internacional.

14) Verificar as condições das malas e cadeados, de preferência use o modelo TSA.

15) Organize suas necessaires!
– Medicamentos
– Maquiagem
– Objetos de higiene pessoal
– Eletrônicos e carregadores

E certifique-se de que as roupas estão apropriadas para o clima do destino.

16) Hora de conferir tudo, vouchers impressos e salvos no celular!

17) Escolha um bom livro e carregue seu celular com uma playlist de seu gosto. Assim você vai poder se distrair durante o percurso.

Boa viagem!