Uma viagem começa muito antes do dia de embarque. Começa quando viajamos na viagem! Vamos pensar no processo de execução para decolar em busca do destino almejado.

?6 MESES ANTES

1) Definir o destino: seja por desejo de conhecer o lugar ou por necessidade de visitar alguém, ou por causa de estudo/trabalho.

2) Pesquisar o local a ser visitado: moeda, língua, população, pontos turísticos, clima, etc. Gosto de criar uma cartilha com todas as informações para que meus companheiros de viagem aprendam juntos.

3) Definir a data.

4) Viabilizar o meio de transporte para chegar ao destino (bilhetes aéreos, ferroviários, terrestre ou aquáticos).

5) Escolher o local de estadia (hotel, pousada, airbnb…).

6) Criar um roteiro bem detalhado dia-a-dia para visitar as atrações escolhidas. E se achar viável, contratar um guia local para fazer uma parte do roteiro. Comprar e/ou reservar os tíquetes das atrações escolhidas (shows, museus, dentre outros).

7) Conferir a data de validade do passaporte e dos vistos. E da CNH para dirigir no exterior. Talvez, haja necessidade de um seguro especial ou autorização especial para trafegar fora do país.

8) Tomar as vacinas necessárias e constatar se o certificado de vacinação internacional (CVI) da Anvisa para febre amarela está OK .

?30 DIAS ANTES…

9) Fazer o câmbio da moeda do país a ser visitado.

10) Comprar o chip internacional para o celular. Para saber como clique aqui.

11) Consultar com o médico da sua confiança para solicitar as receitas da medicação preventiva da viagem! E lembrar de conferir toda a sua farmacinha de medicamentos para a viagem.

12) Contratar seu seguro viagem. Para contratar seu seguro viagem clique aqui.

?15 DIAS ANTES…

13)Desbloquear o cartão de crédito para compra internacional.

14) Verificar as condições das malas e cadeados, de preferência use o modelo TSA.

15) Organize suas necessaires!
– Medicamentos
– Maquiagem
– Objetos de higiene pessoal
– Eletrônicos e carregadores

E certifique-se de que as roupas estão apropriadas para o clima do destino.

16) Hora de conferir tudo, vouchers impressos e salvos no celular!

17) Escolha um bom livro e carregue seu celular com uma playlist de seu gosto. Assim você vai poder se distrair durante o percurso.

Boa viagem!