Educação e FamíliaA Lata da Bênção

O que é? Pra que serve? Como fazer?

Imagine uma lata para depositar toda a sua gratidão! Ser grato traz benefícios físicos, mentais e emocionais. Por isso, todos nós deveríamos mostrar e reconhecer a gratidão em nossas vidas.

Uma publicação médica da Universidade de Harvard afirma: “Existe uma forte relação entre gratidão e felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a ser mais positivas, a aproveitar os bons momentos da vida e a lidar melhor com os problemas. Também melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes.” Essa lata vai te ajudar a perceber que podemos ser gratos nas mínimas coisas do cotidiano.

COMO FAZER?

– Pegue uma lata vazia. Pode ser de 400g ou 800g

– Crie um rótulo com o título LATA DA BÊNÇAO.

– Prepare vários papéis recortados (7cm x 7cm) para anotar as bênçãos

– Depois de pronta, reúna sua família e conte a novidade: Teremos uma lata especial em casa.

– Explique a importância de desenvolvermos a gratidão e leia o texto a seguir em voz alta, com todos reunidos.

– Coloque a lata em lugar visível da casa, e de fácil acesso.

– Deixe os papeis recortados ao lado da lata. E uma caneta também.

– Cada membro da família deverá anotar no papel a benção recebida no dia. E não esquecer de assinar o nome. Anote no papel, dobre e deposite-o na lata.

– As benção são várias: uma nota boa na prova, uma cura, um livramento, uma surpresa, enfim! Todos vão estar atentos ao sentimento de gratidão.

– Estipule o período de abrir a lata. A minha sugestão é que seja no dia de Ações de Graças, ou seja, a penúltima quinta-feira do mês de novembro.

– Neste dia, reúna a sua família numa cerimônia íntima para celebrar a gratidão! Pode ser um almoço, um delicioso lanche ou jantar. Com todos reunidos, abra a lata para ler e celebrar todas as benção que Deus permitiu.

– Cantem louvores a Deus e façam orações para agradecer!

TEXTO PARA LER EM FAMÍLIA:

A Bíblia nos incentiva a mostrar gratidão. É claro que não vamos ser felizes só por dizer “obrigado” de vez em quando. Precisamos ter uma atitude de gratidão.
Muitas pessoas já são gratas naturalmente. Outras, precisam que o coração seja treinado.
Como podemos desenvolver gratidão?
O que sentimos tem muito a ver com o que pensamos.
A Bíblia nos dá um ótimo conselho: ‘Tudo que é verdadeiro, tudo que é amável, tudo de que se fala bem, tudo que é virtuoso e tudo que é digno de louvor, continuem a pensar nessas coisas.’ (Filipenses 4:8, nota) A expressão “continuem a pensar” confirma que, para termos uma atitude de gratidão, precisamos tirar tempo para pensar nas coisas positivas que temos na nossa vida.
A gratidão é algo tão profundo, e tão digno de ser celebrada, que O Dia de Ação de Graças é um feriado extremamente popular na América do Norte, para celebrar a gratidão a Deus pelas coisas boas que aconteceram durante o ano. Em inglês, é chamado de Thanksgiving Day. É comemorado na 4ª quinta-feira de novembro nos Estados Unidos e na 2ª segunda-feira de outubro no Canadá.
No Brasil, a data foi instituída pelo presidente Gaspar Dutra em 1949 por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, que ficou impressionado com as comemorações norte-americanas no período em que representou o país em Washington. A data fixada foi a 4ª quinta-feira de novembro.
Poucas pessoas celebram a data no Brasil, em geral famílias de origem americana, algumas igrejas protestantes e escolas de inglês.

“Deem graças por todas as coisas.” — 1 Tessalonicenses 5:18.