1° de agosto! Dia mundial da amamentação!
Grande benção foi essa pra mim! Alimentar meus filhos … e um deles até 24 meses!

Benefícios da Amamentação:

1. Bebês que foram amamentados têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro;

2. Crianças que tiveram amamentação exclusiva até os seis meses tiveram 3 pontos em média a mais em testes de QI.

3. A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma;

4. Bebês amamentados têm risco menor de desenvolver diabetes tipo II;

5. O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade.

6. Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês. E Contém uma molécula chamada PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos.

7. O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas.

8. Quando o ômega 3 está presente no leite materno, o que varia de mulher para mulher de acordo com sua alimentação, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida.

9. Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia.

10. Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.

11. Estudo publicado na American Journal of Obstetrics revela que a amamentação reduz o risco de a mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para aquela que teve diabetes gestacional.

12. A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia (mas dá uma fome…).

13. É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais.

14. Está sempre pronto para ser transportado e ingerido (não precisa nem aquecer).

15. Protege a mãe contra doenças cardiovasculares, segundo estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Para a pesquisa, foram analisadas 140 mil mulheres no período pós-menopausa, ou seja, com média de 63 anos, e o resultado mostrou que aquelas que amamentaram por mais de um ano tiveram 10% menos risco de sofrer com essas doenças, se comparado com aquelas que nunca amamentaram.

Hoje, diz a OMS, apenas 38% dos bebês são amamentados exclusivamente com leite materno. Segundo a entidade, a ausência ou a insuficiência na amamentação contribui para 800.000 mortes de crianças por ano.

#amamentacao #amamentar #aleitamentomaterno #leitematerno #mama#peito #bebe #recemnascido