Público-alvo: Crianças que já conhecem as letras do alfabeto e estão na fase de interesse pelo mundo das letras. (A partir de 3anos)
No mundo atual, vivemos cercados de marcas, logotipos, rótulos de todas as cores e tipos. E a criança percebe isso bem cedo.
É muito bom e prático, fazer o uso desses recursos visuais para ajudar no aprendizado das letras do alfabeto pois faz parte do dia-a-dia infantil.
É bem mais natural visualizar e ouvir mostrar produtos que ele tem em casa e nos comerciais da Tv, nas placas de anúncios e outdoors, do que visualizar infinitas babás, bules, latas, zebras e tatus… distantes da sua realidade urbana.
Lembrando que não se trata de uma supervalorização da marca. Porém, a intenção é aproximar não a marca do aluno, porque isto o mercado, as ruas e a tv já fazem, mas aproximar a leitura e a escrita da realidade, de algo concreto, palpável, real e portanto, mais fácil de compreender.
Os primeiros passos para aquisição da leitura e da escrita é reconhecendo letras e dos símbolos que fazem parte do universo da criança. É preciso ressaltar que alfabetizar vai muito além da decodificação de letras, ou seja, do usual aprender a ler e escrever.
Ao escolher a escola, é fundamental que os pais se atenham à preocupação de como é feita a alfabetização dos alunos. Uma boa escola é aquela que se preocupa com a criação e preparação do conteúdo das aulas, valorizando o discurso dos alunos, explorando a criatividade e auxiliando nas expressões oral e escrita. É importante conhecer como é feito o uso da biblioteca, como são as aulas, o papel do aluno e o papel do professor.
Modo de fazer:
– Guarde a maior quantidade de rótulos dos produtos que são usados no cotidiano de sua casa.
– As letras que são mais difíceis, você pode adquirir em sites de busca da iternet digitando a palavra: Alfabeto com rótulos.
– Cole uma folha bem grande de papel pardo, cartolina ou qualquer tipo de papel para cartaz, separe em 26 espaços e em cada espaço escreva as respectivas letras do alfabeto.
– Coloque os rótulos numa caixa, peça para a criança retirar um. “Leia” o nome do produto e pergunte: – Com que letra começa esse nome? – Então onde vamos colar esse rótulo?
– Ensine a canção do alfabeto enquanto procura o espaço da letra para colocar o rótulo: “A,B,C,D,E,F,G… H, etc”