Educação e FamíliaCALCULADORA DE MONTESSORI

CALCULADORA DE MONTESSORI

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori.

Ela pontuou que o desenvolvimento se dá em “períodos sensíveis”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e sensibilidades específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.

A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança em seu momento, já que as fases não são estanques e nem têm datas exatas para começar e terminar.

Para utilizar a calculadora, é preciso que a criança tenha a capacidade de contar. E não apenas os números decorados. Existe uma grande diferença entre decorar a sequência de números (um, dois, três, quatro, etc.) e ser realmente capaz de contar, isso entendido como compreender a relação entre a quantidade e o conceito de um, dois, três, etc. Para saber se seu filho realmente é capaz de contar até 10, utilize material concreto.Peça que ele conte enquanto transfere objetos de um lugar para o outro. Você vai perceber que nem sempre ela vai ser capaz de compreender que para cada número corresponde um objeto.

Depois disso,  associe  a quantidade aos numerais, e peça que coloque os objetos correspondentes ao que o numeral indica: cinco moedas para o numeral 5.

Depois de dominar essa parte, então a criança está apta a começar a usar a calculadora.

Começamos pela soma. Com a ideia de juntar, unir, englobar.

Mais uma semana para consolidar os conceitos até passar para a próxima etapa.