A corrupção está presente no cotidiano. Quando alguém…

1.Estaciona em frente a portões de garagens, vagas exclusivas para idosos, deficientes físicos, gestantes, carga e descarga.
2. Faz ligações desonestas de energia elétrica, de água e de TV a cabo (o famoso ‘gato’)..
3. Suborna o guarda de trânsito.
4. Leva do trabalho pequenos objetos: sulfite, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.
5. Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
6. Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
7. Estaciona em filas duplas em frente à escola e locais impróprios.
8. Viola a lei do silêncio.
9. Dirige após consumir bebida alcoólica.
10. Fura filas utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
11. Espalha mesas, churrasqueira e objetos nas calçadas.
12. Pega atestados médicos sem estar doente.
13. Fala no celular enquanto dirige
14. Faz caixa dois na empresa.
15. Não assina a carteira do funcionário.
16. Muda a cor da pele para ingressar no sistema de cotas.
17. Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
18. Comercializa objetos doados nas campanhas de catástrofes.
19. Após as compras, larga o carrinho do supermercado entre os carros do estacionamento.
20. Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
21. Apoia a pirataria.
22. Atrasa as mensalidades da escola dos filhos, mas compra as bolsas mais caras das lojas.
23. Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus.
24. Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25. Frequenta os caça-níqueis e aposta no jogo de bicho.
26. Leva da empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.
27. Cola na prova.
28. Finge que está dormindo no assento dos idosos para não ceder o lugar.
29. Falsifica a carteirinha de estudante para pagar meia entrada
30. Assina a lista de chamada para o colega.

A palavra corrupção atrai a atenção e pode render as mais variadas respostas. Podemos definir o termo como atitudes que visam obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. Dessa forma, não é difícil perceber que atitudes corruptas são mais comuns em nosso dia-a-dia do que podemos imaginar, pois elas são mais sutis, simples, e, infelizmente, mais aceitáveis pela maioria. É o famoso “jeitinho brasileiro”. Denominadas “pequenas corrupções”. Assim, é preciso agir no sentido de evitar a corrupção, combatendo a causa e não somente as consequências. Para tanto, um bom começo é listar algumas práticas ilícitas rotineiras. Nossas atitudes surtem efeitos na sociedade: aqueles que estão em volta podem muito bem repercutir nossas ações.

Se pararmos para pensar nas vezes em que tiramos proveito de alguma situação, vamos perceber que em todas essas situações nós inventamos uma desculpa para justificar o erro.

O resultado disso pode ser um enorme ciclo vicioso, cujo resultado pode ser tão expressivo quanto qualquer grande escândalo de corrupção em Brasília.
A corrupção de maior escala, seja por agentes do poder público ou de grandes empresas, encontra de alguma forma a sua legitimação. Se existe uma cultura que releva atos infracionais menores, a sociedade se torna propícia para a corrupção.

Atualmente, com todos os escândalos de corrupção em que estão envolvidos nossos políticos, acabamos colocando toda a culpa dos males do país sobre eles, esquecendo de refletir sobre nossas próprias atitudes. O ponto crucial é que tanto eles, quanto nós devemos nos responsabilizar por nossos atos. Outro dia li sobre uma moradora de rua que encontrou dinheiro e devolveu. Virou notícia, como ocorre cada vez que um ato de honestidade, ainda mais praticado por um necessitado, acontece. Há algo muito errado num país onde honestidade é notícia.

Por outro lado, é importante ressaltar que não podemos dizer que somos todos corruptos ou que todos praticam pequenas corrupções. Muito pelo contrário, queremos esclarecer que o “jeitinho brasileiro” tem um grande impacto no cenário econômico e político do nosso país e que nós, através de pequenas mudanças de consciência, podemos trabalhar para termos uma sociedade muito mais honesta e que preza pela transparência.

#amoranaoeframboesa #comecaemcasa #valores #etica #moral #corrupcao#corrupção #atitudes #vantagem #carater #jeitinhobrasileiro#pequenascorrupcoes #Brasil #sociedade #erro #ciclovicioso#povobrasileiro #cultura #levarvantagem #leidogerson #politica#honestidade #consciencia #honestidade #transparencia #principios#educacao #principiodefidelidade #ministeriocrown #crown