Crianças na cozinha

Crianças na cozinha

Muitos programas culinários foram criados para promover a exposição de crianças ao mundo gastronômico.

Criança é sinônimo de brincadeira. E quem disse que a diversão não pode ser na cozinha?

Esse espaço da casa pode ser o lugar onde a criança coloca a mão na massa enquanto se diverte e aprende uma porção de coisas diferentes.

Uma pitada de companheirismo, meio copo de cooperação, duas xícaras de gargalhadas e três colheres de sopa de lições matemáticas podem ser a receita para levar os pequenos para frente do fogão.

Dividir a rotina da cozinha com a criança pode ser o grande estímulo para ela comer melhor e aprender conceitos sólidos em um universo divertido: o da culinária!

E não há idade mínima para incluir a criança na rotina culinária.

Ela pode muito bem lavar um tomate quando começar a sentar ou lá pelos dois anos… Ao aprender a cozinhar, a criança não compreende só o valor nutricional dos alimentos, pois a cozinha também é um lugar lúdico para se passar noções de higiene, trabalhar em equipe, bem como culturais e sociais. Além disso, o manuseio do alimento ajuda a reduzir a timidez dos pequenos mais introvertidos e a desenvolver a capacidade de ordenação, pois é preciso se organizar para colocar uma receita em andamento. Até noções de matemática são aprendidas para calcular a quantidade de cada ingrediente que será usado na receita.

NA TELINHA

Conheça os programas que estimulam a proximidade das crianças e do fogão

Que Marravilha!

O programa do GNT comandado pelo chef Claude Troisgros (foto) enfrenta um exército de ‘chatos pra comer’ e enquadrar verdadeiras negações na cozinha, Claude e seu fiel escudeiro Batista deram asas ao seu espírito juvenil. Quintas às 21h45

MasterChef

O reality gastronômico MasterChef chega à programação da Band às terças 22h30.

Socorro, meu filho come mal!

Gabriela Kapim dá orientações para a rotina alimentar das crianças e sempre escolhe uma família que precisa de ajuda para trabalhar. No programa, ela leva os pequenos para a cozinha e monitora todos os alimentos que eles ingerem. Sexta (22h) no GNT. HORÁRIOS ALTERNATIVOS: SÁB 07:30DOM 11:30SEG 08:30TER 18:30QUA 14:30

Tem Criança na Cozinha

Para o trio de cozinheiros – Drico, Lara e Thiago – estar na cozinha é a brincadeira mais gostosa que existe. A cada episódio eles colocam a mão na massa e ensinam, de maneira muito divertida, novas receitas deliciosas, a importância dos alimentos e as suas origens. O programa está na quarta temporada.

Canal Gloob. A atração, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, 08h15