Diversos

O expresso caféjazz é uma Zine, um projeto literário da Turma do café.

Quem somos nós? Somos 3 amigos que se reúnem sempre para um bate papo regado a café e bom som, desses nossos encontros surgiu a ideia de criar uma zine com temas que abordamos durante nossos encontros.

O que é uma Zine? Zine é uma abreviação de “magazine”, é um trabalho auto publicado, com textos ou imagens, geralmente fotocopiados, produzidos de forma independente, onde seus autores desenham, montam, imprimem, grampeiam, ou seja fazem tudo. Não é um livro, nem revista, nem cordel, mas uma junção disso tudo.

A zine pode ser produto de uma única pessoa ou de um grupo e o mais bacana disso tudo, é que a zine é algo usado para nos expressarmos, a zine  não é apenas um livretinho básico, ele reflete as ideias de seus protagonistas. No nosso caso, eu, Maria Eugenia Peres, artista, escritora, blogueira, mãe…entre tantas outras coisas, Eliana Pangoni, terapeuta holística, amiga, super mulher, Alex Molina, artista plástico, designer gráfico, amigo genial. Nós somos a turma do café, e através da nossa Zine queremos passar para outras pessoas nossas ideias, pensamentos filosóficos, arte, o que nós motiva, nosso eu interior, nossa essência. A zine é o meio de espalhar nossas palavras e arte por ai.

Por ser algo independente e de baixo custo, ele emergiu no mundo underground, com movimentos de contracultura, por volta de 1970 nos Estados Unidos e era um meio de comunicação dos movimentos como punk por exemplo, com conteúdo literário, musical e críticas sociais.

As fanzines por exemplo, vieram pelos fãs, que por meados de 1930 produziam suas zines para falar de filmes, musicas, fanfics, etc..

A grande pegada da zine é o faça você mesmo, zine é um meio barato e autoral de se comunicar, o que está diretamente relacionado a sua vontade de lançar para o mundo suas ideais.

Eu adoro fazer as Zines, esse foi nosso projeto piloto e esperamos lançar mais zines mundo a fora.

E que nossas ideias consigam tocar a alma daqueles que as veem.