DiversosHoje é o dia da sogra

Hoje é o dia da sogra. Se já tem um ótimo relacionamento com ela, aproveite para parabenizá-la e agradecê-la por sua amizade. Se vocês não têm uma boa relação, comece já. Não deixe para amanhã!

Por mais que ela seja diferente, que tenha atitudes que não lhe agradam, que tome decisões opostas às suas, você pode escolher amá-la. E isso se repete em qualquer tipo de relacionamento, ninguém é igual ao outro. Por mais que tenham um bom convívio, em algum momento terão visões diferentes, isso é comum.

O relacionamento entre nora e sogra sempre foi motivo de discussões e até de piadas. Isso porque muitas pessoas enxergam as sogras como ‘rivais’. A relação entre noras / genros e sogras é permeada por tantas piadas e chacotas que geraram certo temor naqueles que pretendem se casar.

Veja algumas dicas:

🌹Dicas para ser bom genro e boa nora🌹

👉🏼Seja transparente e amigável;

👉🏼Trate-a com educação;

👉🏼Deixe seu cônjuge curtir a mãe, abraçá-la, enchê-la de mimos, ela não é sua rival;

👉🏼Ore por ela, para que o Senhor dê sabedoria a ela para lidar com você, para que ela saiba qual a postura correta diante de Deus no tratamento contigo;

👉🏼Dê presentes que a agradam, ela se sentirá honrada.

👉🏼É necessário negociar acordos para evitar a obrigação dos tradicionais almoços de domingo na casa da sogra, e um passeio… a três.

👉🏼Honre seu cônjuge nas visitas à casa de sua sogra.

👉🏼Ensine seus filhos a amar e respeitar as “vovós”. E fale bem dela para eles.

👉🏼Ponha limites: Esse limite deve ser dado pelo cônjuge que tem a mãe intrometida. Ele precisa reconhecer este fato e dar limites às visitas, opiniões, sugestões, etc.

👉🏼Não deixe que sentimentos negativos e pensamentos desnecessários se tornem grandes e capazes de fazer você pecar contra ela (Efésios 4.26).

👉🏼Se você tem passado por lutas na relação com sua sogra, se ela tem sido um peso para você, ore, perdoe, busque de Deus uma solução, peça ao Senhor para lhe dar estratégias sábias para transformação e desfrute de um casamento saudável.

🌹Dicas para ser uma boa sogra🌹

👉🏼A história se repete: lembre-se que assim como você se casou com o filho de alguém um dia, alguém vai se casar com o seu.

👉🏼Vença o ciúme: esse sentimento ressalta a rivalidade e nora/genro não é rival, já que ela não disputa o amor do filho, mas o tem de forma diferente.

👉🏼Respeite seu filho em relação aos limites que ele e o cônjuge desejam impor à relação. O papel do filho é fundamental na relação da sogra com a nora/genro.

👉🏼Não provoque: não se sinta no direito de participar de tudo, pois você não está mais na casa do filho, está na casa da nora também. É terminantemente proibido criticar a nora na frente do filho!

👉🏼Tenha uma vida ativa: as sogras que são mulheres ativas, têm mais chances de não serem invasivas. Quem se preocupa com a própria vida tem pouco tempo para dar palpite na dos outros, mesmo que seja filho ou filha.

👉🏼Netos não são filhos: avós podem ajudar a cuidar, mas educar não é tarefa delas e muito menos deseducá-los, deixando que façam o que a mãe proíbe. A sogra que souber ajudar sem desrespeitar a autoridade da mãe vai ganhar muitos pontos.

👉🏼Não se intrometa: não perguntaram? não responda. Não pediram ajuda! Não ofereça. Não convidaram? Não apareça. Simples assim.

👉🏼Mantenha a cerimônia: passar um fim de semana com a sogra pode ser saudável, principalmente para as crianças, mas fazer disso um hábito pode causar uma crise conjugal. Visitas devem seguir o mesmo protocolo de uma visita qualquer.

👉🏼 Se os filhos moram longe, o prazo máximo para permanecer como visita sao duas semanas.

👉🏼 Elimine as chantagens: algumas Mães fazem chantagem emocional. Geralmente elas dizem: “Estou tão sozinha…” “Você não liga para mim…” ou “Eu só queria ajudar…”.

👉🏼 Corte o cordão umbilical: Não se pode viver eternamente como uma criança agarrada à saia da mamãe. Esposos e esposas querem estar casados com pessoas maduras, homens e mulheres de fato, não crianças imaturas. Se você não for capaz de cortar esse cordão, o filho deve fazê-lo, pelo bem e felicidade de todos. Se esse processo estiver muito difícil e doloroso, procure um terapeuta.

👉🏼Se você tem passado por lutas na relação com sua nora/genro, se tem sido um peso para você, ore, perdoe, busque de Deus uma solução, peça ao Senhor para lhe dar estratégias sábias para transformação e desfrute de um relacionamento saudável.

“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos” (Tito 2. 3-4)

Entenda que uma amizade não nasce do dia para a noite. É necessário que alguém dê o primeiro passo para que ela surja. Todo relacionamento é uma construção constante de confiança e respeito mútuo. Isso não é diferente quando se trata da sogra. Se ela não demonstra ter desejo de ser próxima a você, tome a iniciativa e comece a tratá-la com o mesmo respeito que você mesma merece e dá ao seu marido. Assim, ela passará a lhe ver de outro modo. É muito difícil destratar alguém que é sempre gentil.

“Então Noemi a aconselhou: ‘Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! ‘Rute, porém, respondeu: Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!’” (Rute 1.15-18).

Outros posts interessantes:👇🏼

🙎🏻minha sogra não é fácil…

Sogras que dominam

🙎🏻Quando não convivo bem com minha sogra:

“Uma Palavra às Noras” por Simone Quaresma

🙎🏻 carta de uma sogra para sua nora:

http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo231.shtml

🙎🏻 como ser uma boa nora

“Uma Palavra às Noras” por Simone Quaresma

🙎🏻 Sobre noras e genros

http://blogs.rbc1.com.br/b/amulhereseusdesafios/quando-uma-nora-honra-a-sua-sogra/