Como multiplicar a inteligência? Como instigar a fome de saber?

Não se trata de fabricar gênios, não se trata de querer filhos superdotados, nem de querer filhos na universidade aos quinze anos! Trata-se de dar aos filhos o direito de desenvolver todo o seu potencial de forma plena! Almeja-se que eles se tornem amantes do conhecimento (que nunca será tirado de nós), a fim de cultivar o que há de melhor no ser humano: a inteligência usada para o bem.

Glenn Doman foi o responsável por mudar minha maneira de enxergar a mente humana, e o processo de aprendizagem. Ele me fez entender que a aventura do conhecimento não pode parar. Através dele eu me aproximei muito mais de meus filhos, que se tornaram agentes sedentos de saber, e não mini-adultos incapazes.

Infelizmente poucos estão dispostos a investir TEMPO no estímulo dos anos iniciais da infância, que é crucial para consolidar tudo! Desde a mais tenra idade. Enquanto a maioria das crianças fala AU-AU, outras CACHORRO, eu investi para que meus filhos falassem: “- Aquele cachorro é um dálmata”. Pois o conhecimento se tornou algo normal, presente no cotidiano, e supremo… ou seja uma dádiva!

Doman é fascinante. A proposta das pastas chamadas de “pedaços de inteligência” são um excelente mecanismo de instigar o saber! Podemos e temos pastas de tudo: flores, cães, compositores, peixes, instrumentos musicais, times de futebol, etc!
Depois das imagens apresentadas, o conhecimento se desdobra à medida que a curiosidade floreia. Esta semana estamos estudando a sexta pasta das bandeiras. Totalizando 60. Na semana seguinte pesquisaremos vestimentas, comidas e o que a sede do saber da criança me nortear.

Aprender de forma lúdica… por que não? Quando a aprendizagem é prazerosa, tudo flui naturalmente, sem queimar etapas, respeitando o ritmo e a motivação de cada ser humano. Além disso, pode-se englobar dados geográficos, linguísticos, históricos e até mesmo matemáticos.

E eu? Bem, eu continuo aprendendo todos os dias, aproveitando o privilégio de redescobrir o mundo nesse processo. Doman me mudou. Fortaleceu minha pedagogia. Fortaleceu a maternidade em mim. Fez-me acreditar na mente humana trabalhada. Ele me abriu um universo infinito de possibilidades.

 

#amoranaoeframboesa #nadavemdegraca #desligaaTV #interdisciplinaridade#educar #educacao #maeefilho 

#follow4follow #followforfollow #Glenndoman#filhos #aprendizagem #neurociencia #inteligencia #desenvolvimento 

#cerebro#psicologia #pedagogia #neuropsicologia #psicologiacognitiva#comomultiplicarainteligenciadoseubebe 

#crianca #ensino