Mão na massa - Argila

Mão na massa – Argila

Mão na massa! Ou será Mão na argila?

Objetivos:

Desenvolver a coordenação motora fina
★Estimular a criatividade e a concentração
★Permitir a exploração tátil
★ Apreciar e criar formas e texturas novas

A argila propicia uma experiência riquíssima para as crianças.

A argila é bem maleável e permite que a criança trabalhe o TATO para a estruturação de formas, sendo um excelente meio de estimular a criatividade, pois as crianças dão significados às formas que elaboram e as modificam à medida que trabalham com a argila.

É importante que as crianças liberem seus movimentos e desenvolvam a percepção e a psicomotricidade, fatores importantes na sua formação.

Ao trabalhar com a argila, vale bater, enrolar, furar, torcer, beliscar, amassar, puxar ou alisar com os dedos molhados. Crie formas e objetos diferentes apertando, enrolando, amassando e modelando as massinhas. Se optar por brincar com a argila procure um lugar onde as crianças possam passar tempo sem se preocupar com a sujeira.
É necessário um acompanhamento para que a argila não seja levada à boca! A argila vendida em loja de jardinagem não é preparada para a modelagem infantil. Deve-se usar a vendida em papelarias ou em loja de argila para cerâmica. Para saber se ela tem plasticidade, a dica é fazer uma bolinha e colocá-la em um vidro com água. Se ela demorar a desmanchar é de qualidade.