Educação e FamíliaMemorizando Versículos

Memorizando Versículos

Explique o significado do verso

Certifique-se de que a criança entende o significado de todas as palavras, principalmente as difíceis, para evitar que memorize coisas que não entenda ou desenvolva conceitos errados.

Ajude-as a procurar o versículo em suas próprias Bíblias.

 Cole o verso em algum local da casa onde as pessoas olham todos os dias. Seja na geladeira, na cabeceira da cama, no espelho, e leia durante toda a semana.

Ajude-as a fazerem associações de imagens ao versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao falar a palavra “Nike”? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto acontece porque a empresa associou o seu emblema… Associações com imagens, ajudam a Palavra de Deus a permanecer nos corações das crianças).

Exemplo:

Se você digitar no GOOGLE “Versículos para memorizar”, obterá bastante opções de desenhos com versículos.

Para guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso .

 Saiba o verso que você vai ensinar de memória. Você só pode cobrar da criança quando vc próprio já decorou.

Para todas as idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida! Seja criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões ajudam as crianças a guardar o que aprenderam e as ajudam a tornar o verso parte de suas vidas.

Não despreze, não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles que aprendem mais devagar.

Parabenize através de palavras ou prêmios. A memorização acontece com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dada. Descubra o que motiva cada uma das crianças a aprender a Palavra de Deus. Para umas, basta desafiá-las a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum tipo de recompensa palpável.