Salto Del Guairá – Paraguai

O bom de morar perto da fronteira (280 km) é que dá pra fazer um ‘bate-volta’ ao exterior sem necessidade de passaporte! A cidade de Salto Del Guairá, no Paraguai, é um polo de compras, principalmente importados, e está em constante desenvolvimento e crescimento. É um destino frequente (pelo menos 3 vezes ao ano kkkkk) para quem mora no Paraná ou no Mato Grosso do Sul.

Há quem imagina o Paraguai desorganizado, com muamba para todo lado, trânsito caótico e só vendendo produtos falsificados. Mas as cidades do Paraguai vem se tornando melhores para receber de forma organizada e tranquila o turismo de compras: como é o caso da cidade Salto del Guairá!

Salto é bastante indicada para quem busca conforto, comodidade e tranquilidade na hora das compras, com vários shoppings modernos que oferecem praticamente tudo que se imagina num único lugar. Além disso, possui estacionamentos seguros e de fácil acesso.

As moedas aceitas são guarani (a moeda local), dólar e real. Os preços são mostrados em dólar. Na hora de pagar, os funcionários perguntam qual moeda você prefere pagar. Se for real, a conversão é feita na hora de acordo com o câmbio do dia. Muitas lojas aceitam cartão de crédito, porém será cobrado imposto IOF na fatura. Por esse motivo é melhor pagar em dinheiro.

Há muitos brasileiros no comércio paraguaio, potanto, o idioma não será um problema. Dá pra compreender tudo, e vice-versa.

O nome Salto del Guairá em português significa “Salto das 7 Quedas”, que foi a maior cachoeira do mundo em volume de água, até o seu desaparecimento com a formação do lago da Usina hidrelétrica de Itaipu em 1982.

O rio Paraná marca a divisa de Salto del Guairá com Guaíra – Paraná, onde também há uma fronteira terrestre com Mundo Novo, estado de Mato Grosso do Sul.

😀Como chegar?

👉🏽De carro: Basta atravessar a Ponte Ayrton Senna, a maior ponte fluvial do Brasil, que faz a transposição do Rio Paraná, ligando o Município de Guaíra (PR) ao município de Mundo Novo (MS).

👉🏽De balsa: A travessia de balsa leva cerca de 20 minutos.
Confira os horários (de Brasília) da balsa que faz a travessia entre as cidades de Guaíra, no Brasil, e Salto del Guaíra, no Paraguai.
Guaíra para Salto del Guairá:
09:15, 11:15, 13:00, 14:45, 16:30 e 18:15
Salto del Guairá para Guaíra:
08:15, 10:15, 12:00, 13:45, 15:30 e 17:30

Porto Internacional Sete Quedas – Balsas para o Paraguai
Rua Bandeirantes, s/n° Tel. (44) 3642-2677
Horário de funcionamento das balsas: das 8h às 19h

🚗Estacionamento
A municipalidade instituiu uma taxa de R$ 5,00 (cinco reais) para deixar o carro na rua, quase como uma zona azul ou zona verde, a taxa é válida para um dia, mas diversas lojas tem estacionamento próprio (Shopping China, Queen Anne e etc).

LUGARES

✅Shopping China
Eleita a Melhor Loja de Importados das Américas…
Este é o meu favorito e queridinho do coração.
A grande vantagem do Shopping China (que apesar do nome shopping é uma loja de departamentos), é que se pode encontrar de tudo, ser bem atendido, comprar no conforto do ar-condicionado, ter uma praça de alimentação e sair de lá com uma só conta paga (e ainda tem um programa de vantagens como um cartão fidelidade).
Se não tivesse mais nada na cidade, e só existisse o grandioso Shopping China, eu ia ficar satisfeita, e voltaria pra casa realizada e feliz da vida!
O Shopping China tem uma vantagem inegável, a grande variedade de roupas:de Ralph Lauren a Lacoste, calçados, brinquedos, material escolar, eletrônicos, produtos esportivos, remédios, mundo fitness, cama, mesa e banho, pesca, eletrodomésticos, cosméticos, maquiagens para todos os gostos e bolsos (Benefit, Dior, Lancome, Clarins, Bourjois, MAC, Revlon, China Glaze, Sally Hansen, Elizabeth Arden, Ada Tina, Urban Decay… e por aí vai), bebidas, alimentos – destaque para os chocolates, queijos e condimentos, e uma enorme variedade de produtos (o site menciona que há cerca de 100.000 itens). Ainda, no China é possível testar os produtos, e se o produto estiver na garantia mesmo depois de levar para casa, eles trocam mesmo. Outra vantagem é de que os produtos são originais, isto dá conforto na compra.
Em todas as sessões há atendentes de prontidão pra esclarecer dúvidas sobre os produtos. A praça de alimentação é boa e variada: tem lanches naturais, batata recheada, sorvete italiano, churrascaria e Burger King!
Precisa dizer mais alguma coisa?
Meu eleito FOREVER…

✅Mapy
O Mapy é uma loja de departamentos gigante com milhares de opções em cada setor. Tem roupas, cosméticos, maquiagens, brinquedos, eletrônicos, eletrodomésticos, óculos, relógios, alimentos, uma infinidade de bebidas e gôndolas e mais gôndolas de perfumes, cosméticos e tudo que deixa o brasileiro louco.

✅Shopping Mercosur
O Mercosur é um shopping gigantesco, com poucas lojas em funcionamento. Muito luxo e grandiosidade, só vou quando preciso ir a uma loja específica (Como por exemplo, a loja de papeis de parede), pra não perder tempo.

✅Queen Anne
O Shopping Queen Anne Importados e suas filiais representam tradição e qualidade, desde 1970 em Salto Del Guayrá. Oferece produtos de informática, celulares, comestíveis, óculos…, enfim, é como outra grande loja de departamentos com estacionamento próprio e possui dois andares, no andar da entrada é onde fica a loja, e no segundo fica a praça de alimentação. Há uma eterna rivalidade entre qual a melhor: Queen Anne X Shopping China! Igual torcida do FLA x FLU! Eu, particularmente, prefiro mil vezes o Shopping China! É uma questão de adaptação pessoal. A Queen Anne é uma boa loja, principalmente depois da grande reforma e reinauguração. Mas acho que o atendimento deixa muito a desejar, e considero menos sortida em relação à concorrência. Uns poderiam falar que é implicância, mas tem coisas que me deixam extremamente irritada na Queen Anne. A prática de lacrar minha bolsa na recepção, é uma delas. Acho isso o “Ó do borogodó”. Não tenho paciência com essa loja, muito menos com as vendedoras, a maioria sempre está com aquela cara de quem comeu queijo estragado. Sem falar que vivem sem tempo… pedir uma informação fica praticamente impossível! Todas as vezes que fui lá, vi muitas sessões desfalcadas. Resumindo: não perco meu precioso tempo em terras paraguaias nessa loja! Então… Partiu Shopping China!

✅Bless
A Bless é uma excelente e sofisticada loja! É menor do que o China e a Queen Anne, mas normalmente há promoções e é possível achar itens mais sofisticados e específicos. Gosto demais do atendimento e dos produtos.

✅Shopping salto
O shopping salto foi o primeiro shopping da cidade e tem o formato tradicional, com várias lojas independentes. Tem um estacionamento e praça de alimentação.

✅Santo Domingo
Uma loja gigante na avenida principal, em frente ao Posto de gasolina e pertinho do Shopping China. Sempre demoro uma hora dentro desta loja, tamanho a variedade de brinquedos, e coisas para casa! Amo!!!!

✅Há outras lojas no centro, como a Paraná Imports, a Towners, a Casa Maringá, lojas de lustres, óticas, loja especificas de bebes, como a Chicco, enfim, um ramo que tem se tornado bombástico por essas bandas são as lojas de acabamento/material de construção. É fácil encontrar torneiras e diversos materiais de marcas tops por metade do preço praticado no Brasil. Lustres, louças, papel de parede, enfim… o comércio de Salto tem evoluído constantemente, e o barato disso é que dá para fazer tudo à pé pelo centro.

🥘Onde comer?

– Shopping china: A praça de alimentação é bem diversificada e ampla. Inclusive tem self servisse, diversas lanchonetes, gelateria e uma franquia do Burger King.

– Queen Anne: Possui praça de alimentação diversificada

– Mercosur: Possui um restaurante Self Service e uma lanchonete

– Shopping Salto: Também possui praça de alimentação com várias opções.

– Bless: Tem um um café gostoso e bem elegante

Fora isto vi diversas lanchonetes pela cidade e muita gente devorando batatas Pringles por um preço irrisório.

🛂E sobre a Aduana, limites e quotas?

Assim como quem vai fazer compras em Miami ou em Salto, todos se preocupam com a fiscalização!
O limite é US$ 300,00 por pessoa.
Há muitos mitos sobre o que pode e o que não pode.
Também falam muito sobre outras coisas sobre a fronteira, como quem extrapola a cota (e já sabe disto) tentar passar após as 20h, ou passar antes do meio dia, ou até mesmo atrás de uma caminhonete. Sem esquecer de abrir os vidros (que é uma obrigação, conforme as placas), para o fiscal ver dentro do carro. Tem gente que prefere dar carona a terceiros para “aumentar a cota”, e por aí vai… Mas a verdade é uma só, isto pode ter dado certo uma ou duas vezes para alguém, mas os fiscais estão para lá para cumprir com o trabalho deles e cumprir a lei. Eles realmente se preocupam muito com os eletrônicos, mas também ficam de olho em quem compra muita coisa repetitiva, como por exemplo, comprar 200 pares de meias, ou por exemplo 10 perfumes iguais, isso não é para uso próprio, então ‘caracteriza-se’ como comércio.

Guarde as notas de compra.

A legislação é bem específica e não dá muita margem a dupla interpretação.
O mais seguro é verificar a legislação sobre o assunto no site da receita federal, e nos sites de notícias, como:

http://noticias.comprasparaguai.com.br/cota-de-us-300-rece…/

❤️ Resumo da ópera:
Muita gente não acredita, mas é tão bom, e em algumas vezes até melhor que muitos lugares dos EUA! Os perfumes e muitos cosméticos são mais baratos que os Duty free que frequento(exceto quando acho uma promoção especial). Por mais que eu rode, eu constato que os preços do PY são maravilhosos!
Eu amo de paixão. E acho que me supre perfeitamente.
Salto não é lugar pra turistar e passear, e sim para compras.
O comércio tem se fortalecido tanto, que muitas pessoas resolvem dormir na cidade para somar dois dias de compras.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Turismo
Avenida Coronel Otávio Tosta, 126 (Paço Municipal)
Tel. (44) 3642-9900 / 3642-9914
E-mail: turismo@guaira.pr.gov.br
www.guaira.pr.gov.br

 

#amoranaoeframboesa #turismo #viagem #viajar #viajante #paraguai#saltodelguaira #compras #polodecompras #mundonovo

#Guaira#ShoppingChina #MelhorLojadeImportadosdasAmericas #Mapy#ShoppingMercosur #QueenAnne