Do livro: Como multiplicar a inteligência do seu beb6e
Glenn Doman Janet Doman
Sem fatos não pode haver inteligência.
Se as informações forem relacionadas no cérebro humano, o número de conclusões será empolgante.
Quando nos referimos à apresentação de fatos às crianças, preferimos chamá-los de PEDAÇOS DE INTELIGENCIA, em vez de pedaços de informação.
O que podemos fazer em 30 segundos?
Há uma variedade de pais e cada um deles podem fazer coisas diversas nesse curto espaço de tempo.
A criança olha pela janela e diz: O que é aquilo?
POSSIBILIDADE 1:
– “Desculpe, meu filho, mas mamãe precisa fazer o jantar.”
E vai levar cerca de trinta segundos para conseguir livrar-se do bebê.
POSSIBILIDADE 2:
Podemos olhar pela janela e dizer: “Aquilo é um Au-Au”.
E vai levar uns 30 segundos para convence-lo.
De todas as maneiras ridículas que nós, adultos arrogantes, temos para desperdiçar o precioso tempo e cérebro de uma criança. Usamos palavras tolas para descrever gatos, pássaros, urina e órgãos sexuais. Pensem no número de palavras que usamos para ensinar-lhe
POSSIBILIDADE 3:
Podemos usar trinta segundos para dizer:
“É um cachorro”.
Mas a palavra Cachorro não é precisa, discreta ou não ambígua. Se dissermos a palavra “cachorro”, cem imagens diferentes aparecerão em suas mentes.
POSSIBILIDADE 4:
Podemos dizer: “Isto é um cachorro chamamos-o de São Bernardo”. Estamos dando uma informação precisa, discreta, não ambígua e verdadeira.
Você pode preparar dez cartões de um TEMA. Por exemplo.
Tema cachorro: Escolha dez raças. Imprima as fichas e atrás de cada uma delas, escrita escreva em letra de caixa alta o nome da raça.
Você pode fazer muitas pastas!
Flores, animais, peixes, bandeiras.
Apresente para seu filho diariamente, ele vai amar a brincadeira.
O cérebro só cresce com esse tipo de uso.
Podemos encontrar capítulos do livro nesse site:
http://www.urantiagaia.org/educacional/doman/multiplica_inteligencia_bebe18.html