DiversosPessoas não são sombras

Pessoas não são sombras

Postado em 13 de Dezembro de 2016

Durante meu segundo ano da faculdade, nosso professor nos deu um questionário. Passei por todas as perguntas até ler a última: “Qual o primeiro nome da moça que limpa a escola?”

Certamente isso era uma piada. Esbarrava sempre com a moça da limpeza, mas como poderia saber o nome dela? Entregue a prova deixando a última questão em branco. Antes da aula acabar, um aluno perguntou se a última questão contaria em nossa nota. “Certamente”, o professor disse. “Em suas carreiras vocês encontrarão muitas pessoas, todas são importantes. Elas merecem sua atenção e cuidado, mesmo que tudo que você faça seja sorrir e dizer oi“.

Nunca esqueci essa lição. Também aprendi o nome dela, era Dorothy.

Esse texto foi retirado do livro “Todos se Comunicam, Poucos se Conectam: desenvolva a comunicação eficaz e potencialize sua carreira na era da conectividade”, de John Maxwell, no qual o autor conta a história retratada acima.

Fernando Braga Costa,  psicólogo brasileiro , escreveu sobre Invisibilidade Social em seu mestrado. Ele concluiu que “as pessoas  enxergam apenas a função  social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira uma mera sombra social”.

Para nós é muito mais fácil ignorar alguns, pois é relativamente fácil tratar o outro como se fosse invisível, contanto que consigamos o que queremos.

Invista em relacionamentos!

Diga bom dia ao porteiro do seu prédio, falando o nome dele!

Agradeça a caixa do supermercado lendo o nome que está escrito no crachá que ela possui!

Agradeça! Seja gentil! Olhe nos olhos das pessoas! Os seres humanos estão se distanciando cada vez mais do estágio humanizado e se tornando mecanizados e ausentes de sentimento.

Que tipo de atitude vou escolher hoje?

E Por que devemos ser gentis, usar de delicadeza? …afinal, pode ser arriscado: poderão se aproveitar de você.

Por dois motivos:

1) Porque Deus é gentil conosco.

“Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus”. Ef 2.8

2) O segundo motivo é o fato de querermos que as pessoas sejam gentis conosco. Jesus disse em Mt 7.12: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês…”

Uma pessoa gentil é sensível aos outros, suas necessidades.

Fp 2.4: “ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros”.

Portanto, dê apoio, dê uma força a todos com quem você se encontrar. Encoraje!

Faça uma lista de pessoas a quem você pode demonstrar gentileza (na frente de cada nome, escreva como você poderia demonstrar gentileza a cada uma delas esta semana). Você vai se surpreender com o resultado!!!

Deus tem sido gentil com você. Se quer que os outros o sejam com você, seja gentil para com elas.

“Sejam gentis uns com os outros na sua casa. Sejam gentis com as pessoas. Eu acho que é melhor você errar na bondade do que fazer milagres com falta de bondade. Muitas vezes, uma só palavra, um olhar, um gesto rápido, e as trevas enchem o coração da pessoa que amamos”

Madre Teresa de Calcutá