Pessoas não são sombras
Postado em 13 de Dezembro de 2016
Durante meu segundo ano da faculdade, nosso professor nos deu um questionário. Passei por todas as perguntas até ler a última: “Qual o primeiro nome da moça que limpa a escola?”
Certamente isso era uma piada. Esbarrava sempre com a moça da limpeza, mas como poderia saber o nome dela? Entregue a prova deixando a última questão em branco. Antes da aula acabar, um aluno perguntou se a última questão contaria em nossa nota. “Certamente”, o professor disse. “Em suas carreiras vocês encontrarão muitas pessoas, todas são importantes. Elas merecem sua atenção e cuidado, mesmo que tudo que você faça seja sorrir e dizer oi“.
Nunca esqueci essa lição. Também aprendi o nome dela, era Dorothy.
Esse texto foi retirado do livro “Todos se Comunicam, Poucos se Conectam: desenvolva a comunicação eficaz e potencialize sua carreira na era da conectividade”, de John Maxwell, no qual o autor conta a história retratada acima.
Fernando Braga Costa, psicólogo brasileiro , escreveu sobre Invisibilidade Social em seu mestrado. Ele concluiu que “as pessoas enxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira uma mera sombra social”.
Para nós é muito mais fácil ignorar alguns, pois é relativamente fácil tratar o outro como se fosse invisível, contanto que consigamos o que queremos.
Invista em relacionamentos!
Diga bom dia ao porteiro do seu prédio, falando o nome dele!
Agradeça a caixa do supermercado lendo o nome que está escrito no crachá que ela possui!
Agradeça! Seja gentil! Olhe nos olhos das pessoas! Os seres humanos estão se distanciando cada vez mais do estágio humanizado e se tornando mecanizados e ausentes de sentimento.
Que tipo de atitude vou escolher hoje?
E Por que devemos ser gentis, usar de delicadeza? …afinal, pode ser arriscado: poderão se aproveitar de você.
Por dois motivos:
1) Porque Deus é gentil conosco.
“Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus”. Ef 2.8
2) O segundo motivo é o fato de querermos que as pessoas sejam gentis conosco. Jesus disse em Mt 7.12: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês…”
Uma pessoa gentil é sensível aos outros, suas necessidades.
Fp 2.4: “ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros”.
Portanto, dê apoio, dê uma força a todos com quem você se encontrar. Encoraje!
Faça uma lista de pessoas a quem você pode demonstrar gentileza (na frente de cada nome, escreva como você poderia demonstrar gentileza a cada uma delas esta semana). Você vai se surpreender com o resultado!!!
Deus tem sido gentil com você. Se quer que os outros o sejam com você, seja gentil para com elas.
“Sejam gentis uns com os outros na sua casa. Sejam gentis com as pessoas. Eu acho que é melhor você errar na bondade do que fazer milagres com falta de bondade. Muitas vezes, uma só palavra, um olhar, um gesto rápido, e as trevas enchem o coração da pessoa que amamos”
Madre Teresa de Calcutá