DiversosPor que o uniforme da Austrália é verde e amarelo se na bandeira...

Por que o uniforme da Austrália é verde e amarelo se na bandeira australiana não tem essas cores?

Esse foi o questionamento do Estevão, meu filho de 4 anos enquanto assistíamos o jogo de basquete entre Austrália e Sérvia!

(ele já reconhece 35 bandeiras e fica feliz ao vê-las nas olimpíadas!)

A resposta é:

As cores das bandeiras não fazem referência às bandeiras oficiais que representam seus países, como ocorre com a maioria dos uniformes das seleções do Mundo. As cores têm a ver com outros símbolos nacionais e não estão relacionadas à bandeira do país.

O verde e o dourado usados pela Austrália fazem referência à acácia, árvore considerada símbolo do país, cujas flores são amarelas. Os tons são uma homenagem às primeiras cores adotadas pelo país como oficiais, em 19 de abril de 1984 – antes disso, o país não possuía cores oficiais.
Outros exemplos:
As camisetas das seleções da Itália e da Holanda, por exemplo, levam as cores das casas reais dos países.
O azul da Itália era a cor oficial da Casa de Savóia, que governou a região de 1861 a 1946 – em 13 de junho daquele ano, por plebiscito, foi decidida a adoção da forma republicana de governo. Já o laranja usado pela Holanda em seu uniforme faz referência à cor tida como símbolo da dinastia de Orange, que teve início com Guilherme I de Orange, por volta de 1544, e se estende até hoje – o país é uma monarquia parlamentarista.
Já a Alemanha e o Japão, com suas camisetas branca e azul, respectivamente, utilizam em seus uniformes as cores do brasão de suas federações de futebol.