DiversosSeu lar tem tradições familiares

Veja a lista de exemplos de Tradições familiares.

Elas ajudam os nossos filhos a adquirirem um sentimento de continuidade, segurança e a sentirem-se num ambiente caloroso e protetor. Os rituais ficam marcados como boas memórias da infância, com significado que podem contribuir para a felicidade familiar, principalmente para as crianças. São uma excelente ocasião para criar um sentimento de identidade e estabilidade, bem como promover um ambiente carinhoso e protetor, a fim de reforçar o patrimônio familiar.

◘Feriado da Família: O dia que o papai e a mamãe se conheceram pode virar um feriado oficial. Escolha uma data e a transforme em um feriado familiar.

 ◘Café da manhã do domingo: Há  uma escala onde cada domingo um membro da casa prepara o café especial e todos saboreiam juntos.

 ◘Dia de Ações de graças: Durante todo o ano, mantém-se um registro de todos os gestos e fatos que marcaram cada um. Depois, no dia de ação de graças (novembro), apresentamos uma carta para cada membro da família salientando todas as coisas boas que fizeram em especial pra cada um. É realizada uma cerimônia antes da ceia, com uma cadeira no centro da sala, e a leitura em voz alta da carta. É muito emocionante e marcante. Uma real retrospectiva sentimental.

◘Prato especial: Um prato e um copo para cada membro, decorados com muita criatividade para ser usado no momento certo, ou seja: quando a família ou um membro dela tenha obtido uma vitória.

◘Dia especial: (dia de rei/rainha)A cada 3 meses um membro da família é agraciado em um dia da semana previamente marcado para ter um momento exclusivo. Nesse dia, todas as atenções são voltadas à pessoa, que recebe todas as regalias de um rei/rainha. Vale colocar a imaginação pra funcionar!Comer no prato especial; Café na cama; Passeio divertido; Escolher o menu do almoço; ser o dono do controle da TV; etc…

 ◘Sexta-feira do casal (ou outro dia da semana): Nesse dia o casal se programa para passar um tempo a sós , sem os filhos.

 ◘Sábado do papai / mamãe: Aos sábados, o papai passa um tempo especial só com um dos filhos, e a mamãe com o outro. E no próximo sábado alterna. O Objetivo é oferecer atenção concentrada naquela criança e vivenciar momentos individualizados com ela.

◘ Separar um dia para adorar e prestar culto ao Senhor em família.

◘ Refeição em família: Deve-se escolher o café, almoço, lanche ou jantar para comer juntos (se a rotina for muito diversificada, eleger pelo menos uma refeição) Salmo 128

◘ Dia da semana da família reunida: Que tal escolher um dia da semana para fazer o dia da comunhão familiar? Jogar jogos, conversar, e simplesmente ficar juntos.

◘ Dia SEM Televisão , computador e Smartphone

Já parou pra pensar como o excesso de tecnologia rouba nosso tempo, nossa comunhão e se infiltram sorrateiramente no nosso cotidiano com a nossa permissão? Quando não se tem esses fatores externos, ficamos mais unidos, e a nossa criatividade se solta…

◘ Cinema em casa: Oba! Pipoca e comunhão… Há filmes cristãos excelentes estão disponíveis para assistirmos juntos, em família. Segue ótima lista no site: http://filmesgospel.com/ehttp://melhoresfilmescristaos.blogspot.com.br/

◘Culto doméstico: Uma vez na semana a família se reúne para aprender sobre os valores cristãos. Cada um dos  membros recebe uma escala para preparar o culto e ser o responsável pelo ensinamento da noite. Louvor, texto bíblico e dinâmica sobre a lição. Vale teatro, artesanato, fantoche… Há diversos materiais nas livrarias cristãs em que a família pode se basear.

◘Férias de verão e inverno: Preparar as férias de inverno e de verão deixam os hormônios em polvorosa. Muita expectativa para alegria e diversão em família. Que tal planejarem juntos?

◘Férias do casal : Viajar com a família é uma bênção, mas viajar a sós com seu amor é maravilhoso também. Como momentos de intimidade, diversão e cumplicidade.

◘Metas de Ano Novo: Que legal a família toda se unir para escreverem cartas a si mesmos, com metas a cumprirem no novo ano que começa. Essa carta deverá ser aberta no último dia do ano, antes de escreverem as cartas para os próximos anos e ver quantas metas foram capazes de cumprir!

◘Ceia de natal:Celebrar juntos essa data cristã com um alvo diferente: um serviço voluntário, uma cesta para uma família carente, ou presentear algumas crianças sem condições.

 ◘ Agora é sua vez! Vamos acrescentar e incrementar a lista?

#amoranaoeframboesa #familia #relacionamentos #pai #mae #irmaos #filha #filhos #tradicaofamiliar  #memorias #infancia #familiaplanodeDeus #identidadefamiliar #psicologia #terapiafamiliar #Cristoeocentro #Acaodegracas #diaespecial #comemoracao #celebracao #feriadodafamilia #casal #crianca #salmo128 #comunhao #cristianismo #familiacrista #educacaocrista #cultodomestico #EueminhacasaserviremosaoSenhor