Teste para Juniores e Adolescentes: O que Jesus faria?

OQJF: O que Jesus Faria?

Um caminhão tomba na estrada e o motorista perde toda a carga que se espalha pelo asfalto. Logo vários curiosos se aglomeram e muitos começam a saquear a carga. Afinal de contas, o caminhão tá tombado mesmo. O que que tem levar alguns desses pacotes para casa?

O.Q.J.F?

Você tem que entregar um trabalho na escola às 16h. Olha no relógio e são 15h50. Está nervoso por procurar vaga e não encontrar. A professora deixou bem claro que o trabalho que ela receber após as 16h será descontado 2,00 pontos da nota final.

Ao passar na porta da escola, vê liberada a vaga para portadores de necessidades especiais. Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

Por um curto espaço de tempo, talvez não teria problema…

O.Q.J.F?

Há muitas coisas para serem decididas no dia-a-dia. Muitos compromissos, datas para cumprir e uma série de demandas. Por isso, enquanto dirige o veículo, joão costuma falar no celular para facilitar seu tempo. Mesmo que de vez em quando receba uma notificação do Detran por causa dessa atitude.

O.Q.J.F?

O telefone toca. Sua irmã atende e diz: – É a Maria. Ela quer falar contigo.

Você acha a Maria muito faladeira e não está com muita paciência para atende-la. Então você pede a sua irmão pra dizer que você saiu.

O.Q.J.F?

No dia da prova de Geografia você acordou atrasado. 40 minutos após o horário que você costuma levantar-se. Já era, nem se você se aprontasse mais rápido que o super homem, não daria para entrar mais na 1ª aula. Resultado: Você perdeu a prova! Para evitar pagar os R$ 20,00 que a escola exige pra quem perde prova, você pensa no se o seu vizinho médico oferece um atestado médico pra você, justificando que você esteve doente.

O.Q.J.F?

Sua mãe deu-lhe 15,00 para comprar o lanche no recreio. Você estava sem fome e apenas comprou uma empadinha, que custou 4,00. Com os 11,00 que sobrou, você compra meia dúzia de bolinhas de gude na banquinha da frente da escola. Chegando em casa, quando a mãe pergunta do troco, você diz que usou todo o dinheiro para comprar o lanche.

O.Q.J.F?

Você estudou bastante para a prova de História. Leu a matéria, fez exercícios, questionários e a revisão completa.

Durante a prova, você não consegue responder a sétima questão. Pensa, pensa, pensa e não consegue lembrar de jeito nenhum. Olha para a mesa do lado onde está sentado aquele seu colega super estudioso que só tira as notas mais altas da classe. Você espia e observa que a sétima questão já foi respondida por ele. Então, você pensa em chama-lo bem baixinho para ele virar um pouco a folha da prova pra você tentar ler o que ele escreveu.

O.Q.J.F?

Seu pai abriu uma lanchonete num bairro movimentado da cidade. À noite, o comércio local fecha às 18h, então, seu pai arruma as mesas e cadeiras nas calçadas para ter mais espaço em sua lanchonete e garantir o atendimento de um maior número de pessoas.

O.Q.J.F?

Na aula de educação física haverá campeonato de queimada. E é seu jogo preferido. Você é um excelente jogador e no par ou impar de lideres para escolher o time, você ganha o direito de começar a escolher os melhores jogadores para montar o time. Aquele seu amigo obeso e a sua colega que usa um óculo de grau bem forte, ficam pra lá, deixa eles serem os últimos a ser convocados, afinal de contas, no seu time são só pessoas fisicamente quase perfeitas.

O.Q.J.F?

José foi a um jantar sábado a noite com sua família. Degustaram uma refeição muito saborosa. Ele e seu amigo, o anfitrião da festa, provaram as melhores cartas de vinho chileno. Na hora de voltar pra casa, a esposa de José se oferece para dirigir, pois afinal, a legislação afirma que não deve-se ter nenhum % de álcool no organismo. Nem meia taça de vinho. José fala que está ótimo e não há necessidade para isso.

O.Q.J.F?

Na cidade de “Bem-viver”, crianças a partir de 7 anos já pagam passagem de ônibus. Dona Julieta gosta muito de economizar. Foi ao supermercado com sua filha Mariana, de 8 anos. Uma menina magrinha e baixa. Ao subir na circular, o cobrador do ônibus perguntou quantos anos a menina tinha. Dona Julieta disse que tinha 6. Assim, Mariana passou por baixo da roleta e Dona Julieta economizou 4,00.

O.Q.J.F?

Marcelo adora jogar futebol no recreio. Ao sair da sala pra comprar o lanche na cantina, ele ve que a fila está imensa. E se for esperar que todos os alunos sejam atendidos, vai perder dez minutos de jogo. Qual foi a surpresa dele, ao avistar seu amigo Antenor em segundo lugar da fila. Marcelo não pensa duas vezes, sai de mansinho, para do lado de Antenor e pede pra ele comprar seu lanche.

O.Q.J.F?

Sofia encontrou um lindo estojo de maquiagem no banheiro da escola. ‘Que dia de sorte que tive’, pensou a menina! Não pensou duas vezes e guardou em sua mochila para brincar de salão em casa. Afinal, a caixa de achados-e-perdidos da escola já está bem cheia!

O.Q.J.F?

Sara e Samanta muitas vezes falam demais. Dessa vez, ultrapassaram todos os limites ao falar mal da nova aluna da escola diariamente, sem ao menos conhece-la! A menina, após ouvir absurdos e ficar profundamente magoada, não aceitou o bullying das duas e enfrentou a situação corajosamente. Procurou a coordenadora da escola para resolver a situação.

A coordenadora chamou Samanta e Sara em seu gabinete para um diálogo e ouvir o motivo do bullying. Sara se arrependeu e assumiu a culpa. Afirmando que essa atitude não ocorrerá mais. Samanta, com o coração endurecido disse que não fez nada, e a culpa foi toda de Sara.

O.Q.J.F?

Jaqueline e Rafaela foram estudar na biblioteca da escola para a prova de ciências. Ao entrar, guardaram seus pertences e passaram em frente a um cartaz que lembrava: “SILENCIO”. Após terminar de estudar, a duas resolveram bater o papo em dia e incomodar as pessoas que usufruíam de um ambiente próprio aos estudos e concentração.

O.Q.J.F?

Sueli pediu permissão aos seus pais para ir ao shopping com Rosana. Os pais permitiram e afirmaram que Sueli tinha que estar de volta em casa às 21h. Para aproveitar mais tempo se divertindo com a amiga, Sueli inventou que se perdeu de Rosana e ficou meia hora procurando a amiga no shopping.

O.Q.J.F?

Saulo gosta muito de jogar jogos de estratégia on-line. Ultimamente, ele vem investindo muito tempo nesse passatempo e os seus estudo estão se comprometendo. Para tentar driblar os pais, e fazer com que eles pensem que ele diminuiu o tempo nos jogos, Saulo coloca o despertador para trocar as 2 horas da madrugada e fica uma hora jogando em seu quarto.
O.Q.J.F?

Janice prestará vestibular. Ao preencher a ficha de inscrição, ela altera a cor de sua pele e afirma ser mulata, para tentar ingressar na universidade através do sistema de cotas.

O.Q.J.F?

O Vereador Luiz Lindo, procurou a família de Valdirene para fazer uma proposta para as próximas eleições. Ele doará todo o tijolo para a reforma da casa da família, em troca dos votos dos seus parentes e familiares.

O.Q.J.F?

Helena recebeu uma linda bíblia para adolescentes de sua tia. Depois das aulas da escola bíblica, ela aprendeu que é necessário fazer diariamente a leitura da Palavra de Deus e orar, pois isso é o alimento da alma!

O relógio toca e Helena demora a sair da cama. Enrola, enrola e levanta sempre dez minutos depois do despertador apitar. Essa atitude de Helena, compromete sua rotina, fazendo com que ela deixe de fazer a leitura e a oração.

O.Q.J.F?

Renato começa a ler um livro para o trabalho de literatura da escola. Ele se esforça, mas precisa organizar melhor seu tempo. Diminuir aa horas em frente a TV, cortar os minutos excessivos no computador e celular, enfim, renato precisa de FOCO. Percebendo que o tempo de entregar o trabalho está se esgotando, Renato percebe que só leu a metade do livro. Para tentar resolver o problema, Renato lê o capítulo final da história e tenta enganar a professora dessa forma.

O.Q.J.F?

Ricardo gosta de jogar futebol.

Ele sabe que precisa controlar seu temperamento explosivo, pois o domínio próprio é um fruto do espírito e precisa ser desenvolvido em sua vida.

Basta Raimundo não passar a bola pra ele, ou Rogério errar um drible para que Ricardo fique irado e comece a xingar dentro de campo.

O.Q.J.F?

Rute precisa arrumar seu quarto. Pega a vassoura, a pá e começa a varrer. Ao perceber que a mãe não está olhando, varre toda o lixo para debaixo da cama. Afinal, o dia que a diarista vier, ela que dê uma limpeza decente. Ela é paga pra isso, eu não.

O.Q.J.F?

Raquel chega na sala de aula com um lindo estojo que trouxe de sua viagem aos Estados unidos. Você olha e fica enraivecida e em sua mente pensa: “Esse estojo tinha que ser meu1”! No seu íntimo, você deseja que algo de errado aconteça com o estojo de Raquel. Quando ela pergunta se você aprecia o estojo dela, com um sorriso nos lábios você fala com um sorriso falso: – Lindo! É o mais lindo que já vi e combina com você.

O.Q.J.F?

Você vai até a padaria e compra uma caixa de leite e um copo de requeijão. Você dá uma nota de R$ 50,00 para a moça do caixa. E percebe que ela estava desatenta e deu 100,00 de troco pra você.

Você não diz nada e fica super feliz pela desatenção da moça. Agora você poderá abastecer seu cofrinho!

O.Q.J.F?

Você vai brincar na casa de seu vizinho.

Ao entrar no quarto dele, ele te mostra a coleção de lapiseira. De todos os tipos, cores e tamanhos. Seu amigo vai ao banheiro e você fica aguardando-o voltar no quarto. Olha para as lapiseiras e pensa:

– Ele tem tantas… se eu pegar apenas uma ele nem vai perceber.

O.Q.J.F?

Você entornou uma copo de suco no sofá. Seus pais já haviam conversado que uma das regras da sala e não levar bebidas e nem alimentos para lá.

Como seu irmãozinho de 1 ano estava com você na hora, e ele nem sabe falar ainda, você diz. Não fui eu papai. Foi o Luisinho.

O.Q.J.F?

Saladas e legumes fazem parte do cardápio de pessoas saudáveis. A taxa de colesterol no seu último exame de sangue deu um pouco alterado. Sua mãe, com todo carinho, deixa num potinho separadinho ao lado do seu prato, pois você gosta de comer por último, no final da comida. Você tem enrolado pra comer para que fique por ultimo em terminar. Assim, você fica sozinho sentado à mesa. Ao perceber que ninguém está vendo, joga a salada no vaso sanitário e dá descarga.

O.Q.J.F?