DiversosTradições Familiares

05 de junho – Dia da família Paganini: “O dia em que tudo começou”.

05 de junho – Dia da família Paganini: “O dia em que tudo começou”.

Compartilhe aqui as #tradições da sua #familia! Segue uma lista com várias ideias…

Criar #memorias valorosas entre família é mais que dar-lhes a segurança de um porto seguro, é um ato de amor. As #tradicoesfamiliares ajudam os nossos filhos a adquirirem um sentimento de continuidade, segurança e a sentirem-se num ambiente caloroso e protetor.

Os rituais são âncoras psicológicas e comportamentais para os seus valores e para as suas crenças, oferecem à sua família uma sensação de estabilidade e de identidade, reforçam o patrimônio familiar. São uma excelente ocasião para criar um sentimento de #identidade e de pertença à família, bem como para promover um ambiente carinhoso e protetor.

Há tradições que passam de #pais para #filhos e muitas de nossas memórias trazem boas #recordacoes. Não queremos que nossos filhos cresçam num mundo frio e fiquem à mercê do que o mundo oferece. Unir nossa família de forma que nossa casa seja o refúgio de um mundo conturbado e solitário, um local onde as #crianças e #adolescentes queiram sempre voltar, sintam-se à vontade e seguros, é primordial para a manutenção e criação das melhores memórias que levarão consigo. Alguns de vocês podem ter vindo de uma família que não tinha tradições. Para alguns, pode ser devido às interações caóticas em casa. Nem todas as tradições são positivas. Se isso é verdade no seu caso, você terá que ser um pioneiro em iniciar tradições positivas em sua própria família. Algumas tradições são de ocorrência diária, outras podem ser semanais ou anuais e algumas sazonais. Você já pode ter as suas próprias. Se assim for, isso é ótimo.

Seguem várias sugestões de tradições familiares:

◘ #Cafedamanha do domingo

Todos juntos ao redor da mesa num café especial. E que tal bolar uma escala? Assim, todos participam dessa demonstração de carinho.

◘ Dia de Ação de graças

É uma data bonita e significativa onde agradecemos pelas #bênçãos recebidas naquele ano. Podemos celebrar com um jantar em família seguido de uma reunião espiritual onde trocamos experiências e contamos as bênçãos recebidas naquele ano e agradecemos por elas. Durante todo o ano mantenha um registro de todos os gestos e fatos que marcou sua família em um caderninho. Preparem com antecedência uma carta, para ser lida para cada membro da sua família na celebração #acaodegracas (novembro). Nesta carta aponte todas as coisas boas que fizeram em especial para cada um. Façam uma cerimônia singela e cheia de significados. Reserve uma cadeira no centro da sala, e cada um realiza a leitura em voz alta da carta para um determinado membro da família. Uma real retrospectiva sentimental.

◘ Prato especial

Decore um prato e um copo com muita criatividade para cada membro da família. Um jogo de pratos especial. Se for personalizado, melhor ainda!  Deverá ser usado para um dia em que a família ou um membro da família tenha obtido uma vitória ou um acontecimento importante.

◘ #Diaespecial (dia de rei/rainha)

A cada 3 meses um membro da família é agraciado no primeiro sábado do mês a ter um dia exclusivo só dele. Nesse dia, todas as atenções dão voltadas à pessoa, que recebe todas as regalias de um rei/rainhaVale colocar a imaginação pra funcionar! Comer no prato especial; Café na cama; Passeio divertido; Escolher o menu do almoço; ser o dono do controle da TV; etc…

◘ Feriado da Família

O dia que o casal se conheceu deve ficar registrado pra sempre! A família começou ali!! Que tal virar um feriado oficial para a família?

◘ Sexta-feira do #casal (quinzenal)

Nesse dia o casal se programa para passar um tempo a sós , sem os filhos.

◘Sexta-feira é dia de #Cinema em casa (quinzenal)

Pipoca e comunhão…

Quantos filmes cristãos excelentes estão disponíveis para assisitirmos juntos, em família. Construindo valores e compartilhando experiências maravilhosas com mensagens edificantes.

◘ Sábado do #papai #mamãe

Todos os sábados, o papai passa um tempo especial só com um dos filhos, e a mamãe com o outro.

Para construir uma forte ligação com os seus filhos. Os meninos eram instruídos sobre como tratar a mãe, abrindo as portas, segurando a cadeira, pagando o jantar (com dinheiro dado pelo pai), e deixando a gorjeta. O pai abria as portas para a filha, segurava a cadeira e tratava-a como uma dama. A mãe ensinava a filha a ser gentil. Isto soa formal em alguns aspectos, mas forneceu oportunidade de ensinar as crianças como serem respeitosas e se divertirem. Essa atividade permitia um maior estreitamento entre os pais e filhos por terem um tempo apenas para os dois. E no próximo sábado alterna. O filho que saiu com o papai sai com a mamãe, e o que saiu com a mãe, sai com o pai. O Objetivo é oferecer uma atenção concentrada naquela criança e vivenciar momentos individualizados com ela.

◘ #Domingo especial

Domingo é dia de celebrar as bençaos da semana e sairmos todos juntos, a família. Para desfrutar do santo descanso do dia que o Senhor preparou para nós. Visitar alguém, passear com os filhos, levá-los ao parque ou zoológico, andar de bicicleta, ir a um parque, camping ou pesqueiro e aproveitarem um piquenique, passeio nas trilhas um fim de semana.

◘ #Almoço em família

Diariamente ao 12h

◘ #NoiteFamiliar

Consiste de reunir a família uma vez por semana para sentarem todos juntos e conversarem sobre como foi a semana, e os planos de cada um para a semana seguinte. Pode-se jogar jogos, fazer sobremesas especiais, cantar juntos, ou outras atividades.

◘ #Cultodomestico

Uma vez na semana a nossa família se reúne para aprender sobre a Bíblia. Cada um dos  membros recebe uma escala para preparar o culto e ser o responsável pelo ensinamento da noite.

◘ #Ferias de verão e inverno

Preparar as férias de inverno e de verão deixam os hormônios em polvorosa. Muita expectativa para alegria e diversão em família

◘ Férias do casal

Viajar com a família é uma bênção, mas viajar a sós com seu amor é maravilhoso também. Como momentos de intimidade, diversão e cumplicidade.

◘ Ceia de #natal

Jantar especial para celebrar a vida!

◘ Metas do final do ano

Sentarem-se todos juntos e fazerem cartas a si mesmos, com metas a cumprirem no novo ano que começa. Abrirem no último dia do ano, antes de escreverem as cartas para os próximos anos e ver quantas metas foram capazes de cumprir!

◘ Dia do Voluntariado

Visitar orfanatos, asilos, as viúvas, um abrigo comunitário.

Deuteronômio 6

…6Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! 7Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos. Conversarás sobre as Escrituras quando estiveres sentado em