A grande cidade de ÉFESO!
(Antigamente se chamava Esmirna)

Caminhar por ruas onde Alexandre- o grande, Cleópatra e os apóstolos Paulo e João passaram, é um privilégio sem fim. Éfeso tem paisagens de tirar o fôlego. As ruínas são uma atração turística internacional. A importância deste local é imensurável e hoje, a cidade é um dos maiores sítios arqueológicos do mundo em extensão e o mais bem preservado da Turquia.

Amei esse lugar e tive a chance de voltar no tempo… um verdadeiro banho de história e cultura!

Antes de explorar as ruínas da cidade, visitamos a casa de Maria, a 8 km de Éfeso. Conta a história que Maria e outros apóstolos foram perseguidos após a morte de Jesus. Então, ela preferiu morar nas montanhas, e João a trouxe para morar neste local. A casa que se vê hoje é uma réplica da que foi achada em ruínas. O local é ponto de peregrinação para os católicos. É bem cuidada e cercada de um agradável jardim, com uma bela vista do Mar Egeu.

Enquanto eu percorria a grande cidade, imaginava Paulo pregando pelas ruas de pedra…. E João também! Éfeso foi uma das cidades em que o cristianismo mais se difundiu. A cidade é o cenário do livro de Efésios, no Novo Testamento, e seu nome também é citado em Apocalipse: uma das Sete Congregações da Ásia Menor.

Na visita, vimos o Templo de Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo. A Biblioteca de Celso, que abrigava cerca de 15.000 pergaminhos, um dos maiores teatros do mundo, capaz de abrigar 25.000 espectadores, belas casas de banho, o antigo mercado do porto, bem na entrada da cidade.

Em 2015, A UNESCO integrou Éfeso na lista do Patrimônio da Humanidade. Certamente Éfeso tornou meu roteiro pela Turquia ainda mais rico em beleza e conhecimento.

DICAS: O passeio pelas ruínas é longo! Lembre-se de levar água ou comprar antes da entrada! Vá de sapatilha ou tênis, pois as ruas de mármore são escorregadias. Chapéu e protetor solar salvam a pátria também.

#Turquia #Efeso #Asia #Eurasia #sitioarquelogico #historia #turistas#casademaria #Esmirna #UNESCO

#Templodeartemis #BibliotecadeCelso#ruinas #Turkey #Istambul #europa #turismo #travel #turkishairlines

 #gotravel#trip #honesttravelgroup #viagem #tour #honeymoon #gotravel #balonismo#Goreme #citytour

#belezasnaturais